Excelente dia a todos!
Nesta semana tivemos a triste notícia que a Ford deixa de fabricar carros no Brasil e passa a comercializar apenas os carros importados.
O que isso afeta o setor de seguros?
Bom, destaco abaixo 3 aspectos a serem considerados, sendo:
1º Aspecto é a redução do mercado consumidor, são muitas famílias desempregadas que consumiam na padaria, no mercado, etc… e também compravam seguros. Esse é o impacto social imediato em todos os setores até que essas famílias se reorganizem financeiramente o mercado fica enfraquecido;
2º Aspecto é a eventual motivação para uma fraude, o proprietário desgostoso com a notícia, tenta vender o seu carro no mercado, não consegue devido todo esse alvoroço e então resolve fraudar a Cia. A Cia não descobrindo a fraude indeniza e automaticamente com a sinistralidade maior, tem que repassar esse custo para tarifa. Esse é o impacto criminoso, a palavra é feia, mas é essa, ou popularmente falando o famoso jeitinho Brasileiro;
3º Aspecto é se a Ford desabastecer o mercado de reposição podemos ter carros sem peças genuínas para efetuar o reparo e são essas peças que as Cias de Seguro se utilizam para efetuar os reparos, parte-se para um segundo degrau que são as peças originais (Mesmo fabricante das genuínas porém sem a chancela da fábrica) aqui ainda esta bom e um terceiro degrau que são as paralelas ou ainda um quarto degrau que são os desmanches. Vai depender de cada caso mais ocorrendo a escassez acarretará um aumento de custo que irá refletir-se na tarifa. Nos casos de inexistência adequada pode até inviabilizar o reparo e partir-se para uma Perda Total que também vai pesar no custo da tarifa. Tudo depende da postura da Ford e dos fabricantes de peças nos anos seguintes.
Espero ter colaborado com a reflexão acima e eu Vitor Boechat vou ficando por aqui.